Evitar erros na declaração do Imposto de Renda é essencial para não cair na temida Malha Fina da Receita Federal. Esse processo de verificação pode atrasar a restituição e até gerar multas para o contribuinte.
A Receita cruza os dados informados com informações de empresas, bancos e outras fontes. Se houver divergências, a declaração pode ser retida para análise. Veja os cinco principais motivos que levam à Malha Fina e como evitá-los.
1. Omissão de Rendimentos
Esconder fontes de renda para pagar menos imposto é um erro grave. A Receita Federal tem um sistema eficiente de cruzamento de dados e consegue identificar qualquer omissão. Se você recebeu valores de empresas ou pessoas físicas, é fundamental declarar corretamente.
2. Dependente em Mais de Uma Declaração
Cada dependente só pode estar em uma declaração. Se um mesmo filho ou cônjuge for incluído por duas pessoas diferentes, ambas as declarações podem ser retidas.
3. Omissão de Rendimentos dos Dependentes
Se você declarar um dependente que trabalha ou tem outra fonte de renda, precisa incluir os ganhos dele na sua declaração. Caso contrário, a Receita pode entender que houve omissão de valores.