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INSS recebe mais de 1,5 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados

Nos primeiros cinco dias após a liberação dos pedidos de reembolso, mais de 1,5 milhão de beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas) já contestaram descontos indevidos feitos em seus benefícios.

Esses valores foram retirados por entidades associativas, sem autorização dos segurados. Segundo o INSS, mais de 9 milhões de pessoas podem ter sido afetadas por esse tipo de cobrança.

Até o momento, 41 entidades estão sendo questionadas pelos beneficiários. A maior parte dos pedidos de reembolso foi feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, e uma pequena parte pela central telefônica 135.

Como saber se houve desconto indevido e pedir o dinheiro de volta

Desde o dia 14 de maio, você pode consultar se houve algum desconto não autorizado em seu benefício:

  1. Acesse o Meu INSS (pelo site ou aplicativo).
  2. Faça login com seu CPF e senha.
  3. Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
  4. Verifique se há algum desconto e informe se você autorizou ou não.

Se você não autorizou o desconto, basta clicar na opção correspondente. O pedido será enviado automaticamente e a entidade terá até 15 dias úteis para responder.

Fique atento: o acompanhamento deve ser feito somente pelos canais oficiais:

  • Site ou aplicativo Meu INSS
  • Telefone 135

Se você é aposentado, pensionista ou cuida da aposentadoria de alguém, vale a pena conferir o extrato. A Branipo está à disposição para orientar você nesse processo, se necessário!

* imagem gerada por IA.

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