Nos primeiros cinco dias após a liberação dos pedidos de reembolso, mais de 1,5 milhão de beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas) já contestaram descontos indevidos feitos em seus benefícios.
Esses valores foram retirados por entidades associativas, sem autorização dos segurados. Segundo o INSS, mais de 9 milhões de pessoas podem ter sido afetadas por esse tipo de cobrança.
Até o momento, 41 entidades estão sendo questionadas pelos beneficiários. A maior parte dos pedidos de reembolso foi feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, e uma pequena parte pela central telefônica 135.
Como saber se houve desconto indevido e pedir o dinheiro de volta
Desde o dia 14 de maio, você pode consultar se houve algum desconto não autorizado em seu benefício:
- Acesse o Meu INSS (pelo site ou aplicativo).
- Faça login com seu CPF e senha.
- Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
- Verifique se há algum desconto e informe se você autorizou ou não.
Se você não autorizou o desconto, basta clicar na opção correspondente. O pedido será enviado automaticamente e a entidade terá até 15 dias úteis para responder.
Fique atento: o acompanhamento deve ser feito somente pelos canais oficiais:
- Site ou aplicativo Meu INSS
- Telefone 135
Se você é aposentado, pensionista ou cuida da aposentadoria de alguém, vale a pena conferir o extrato. A Branipo está à disposição para orientar você nesse processo, se necessário!